Com criação de Cooperativa, alunos de vila garimpeira têm acesso ao transporte escolar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Com criação de Cooperativa,
alunos de vila garimpeira têm
acesso ao transporte escolar

Com o retorno das aulas no estado de Mato Grosso, 38 alunos da Vila Garimpeira da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga) passaram a utilizar o transporte escolar para ir para creches e participar das aulas nas unidades escolares do município de Aripuanã (946 km de Cuiabá).

“É a primeira vez que o transporte escolar está entrando na vila para pegar os alunos e levá-los à escola. E isso só foi possível porque hoje estamos trabalhando de forma legalizada com a cooperativa e, com isso, os cooperados puderam vir morar na vila com suas famílias”, informa o presidente da Coopemiga, Antônio Vieira da Silva.

Segundo ele, assim que soube que as aulas retornariam, a cooperativa fez a solicitação ao município, que prontamente atendeu a demanda dos moradores. “A vila está localizada 11 km da cidade e muitas famílias não têm condições de levar e buscar seus filhos todos os dias, por isso agradecemos à prefeitura de Aripuanã em atender ao nosso pedido, garantindo o acesso das crianças à educação”, afirma.

Criada em 2019, a Coopemiga conta com aproximadamente 1.700 cooperados. Hoje, cerca de 400 pessoas moram na vila. As idades das crianças e dos estudantes que vivem no local variam entre 4 e 19 anos. Wilson dos Reis, que é morador da vila e pai de três alunos, conta que está muito feliz vendo os filhos ir às aulas. “Temos orgulho de ser garimpeiros e a vinda do transporte escolar é mais uma grande conquista para todos nós, pois estamos aqui lutando de forma honesta pelo pão de cada dia e pelo futuro dos nossos filhos”.

Fatima Etiene dos Reis, esposa do Wilson, conta que quando ficaram sabendo do retorno das aulas, muitos pais ficaram preocupados, pois não tinham condições para levá-los. “Estamos muito agradecidos à equipe da Coopemiga, pois se não fosse por esse esforço, não contaríamos com esse benefício”, ressalta ela.

Halbert, um dos filhos do casal, que está cursando o 1º ano do ensino médio, fez questão de destacar a importância do estudo. “A educação é a forma de nos reconectarmos com o mundo e esse retorno está sendo possível graças ao transporte escolar”.

Para a moradora da vila, Lucineia Ribeiro Cruz, a aula presencial é muito mais eficiente para que as crianças possam aprender. “Foi maravilhoso ver minha filha voltar a estudar”, garantiu. Mãe de três crianças, Leonice Alves de Andrade, destacou a alegria de poder contar com esse incentivo. “Para nós, é uma felicidade enorme ter um ônibus que vem buscar os alunos todos os dias, pois é a chance de eles se tornarem alguém na vida”, conclui ela.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×