Programa Aplique Bem completa 14 anos com 72,9 mil agricultores treinados em todo o país

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Programa Aplique Bem completa
14 anos com 72,9 mil agricultores
treinados em todo o país

A iniciativa do CEA/IAC em parceria com a UPL implementou
protocolo de prevenção ao coronavírus para continuar
levando informação ao campo

A agricultura não parou durante a pandemia de covid-19. E junto com o trabalho de produção de alimentos no campo, o Programa Aplique Bem seguiu com sua missão de treinar produtores e funcionários de empresas agrícolas sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas em diferentes cultivos. A iniciativa do Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a UPL chega aos 14 anos em 2021, tendo já levado informações a 72.902 pessoas.

“Para manter a segurança das equipes e dos participantes, reduzimos as turmas pela metade, chegando a 10 pessoas, e aplicamos um protocolo de prevenção ao coronavírus. Essas medidas envolveram o distanciamento entre as pessoas e a realização de treinos em locais mais arejados, com uso de máscara e álcool em gel, o que garantiu a eficácia dos encontros”, afirma Cláudia Barreto, gerente de Stewardship da UPL Brasil.

O modelo adotado pelo Aplique Bem é inédito no Brasil. O programa conta com cinco laboratórios itinerantes – batizados de tech móveis. Quatro deles percorrem todo o território nacional, enquanto um veículo destina-se exclusivamente à Pesquisa Participativa, no circuito das frutas do interior do Estado de São Paulo. Os treinamentos são gratuitos e já foram “exportados” com êxito para Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso, Costa do Marfim, República do Mali e Gana.

“Em vez de levarmos os agricultores e funcionários para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles. Esse modelo de treinamento não só aumenta a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado”, afirma o doutor em agronomia Hamilton Ramos, pesquisador científico do CEA/IAC e coordenador do programa. Segundo ele, as turmas pequenas são uma estratégia para não comprometer a qualidade do conteúdo.

Cláudia Barreto, que é engenheira química, salienta que o projeto se trata de uma prestação de serviços para a agricultura. “O Aplique Bem leva conhecimento ao campo para melhor uso da tecnologia e uso racional de defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar mais segurança para quem aplica e menos impactos ao meio ambiente.”

Benefícios e pioneirismo

Os benefícios do programa Aplique Bem vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas, explica a gerente da UPL. “Os trabalhadores bem treinados utilizam os equipamentos de proteção (EPIs) de forma correta e fazem as aplicações adequadamente, inclusive com as máquinas de aplicação bem reguladas. Assim, toda a cadeia da produção de alimentos é beneficiada: o agricultor tem economia de defensivos agrícolas, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores são preservados, o meio ambiente não é afetado e os consumidores recebem alimentos de qualidade”, enfatiza.

Outro pioneirismo do Aplique Bem é a adoção e a validação da norma internacional ISO 16.122 para avaliação da qualidade dos pulverizadores em uso no Brasil. O programa foi o primeiro a adotar essa normativa, de 2015.

“Temos muito orgulho de realizar um programa que já treinou quase 73 mil pessoas no campo. Já são 14 anos desde o lançamento e o Aplique Bem continua cumprindo um papel muito importante e, além de tudo, mais atual do que nunca. Trabalhamos continuamente para que essa iniciativa cresça e se multiplique com a parceria de nossos clientes, inclusive de forma global”, afirma Fábio Torretta, presidente da UPL no Brasil.

Sobre UPL

A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US $ 5 bilhões. Como uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 13.600 registros. Com presença em mais de 130 países e mais de 10.000 colaboradores globalmente, atuamos em cerca de 90% da produção de alimentos em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para todos os ciclos dos cultivos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com.br

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×