Como aprender digitação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A necessidade de aprender mais acerca do computador se tornou muito maior com as exigências das empresas em algumas funções de trabalho, dessa forma cada vez mais jovens como pessoas de mais idade estão buscando entender melhor  a informática.

Embora sejam os jovens que usam mais o computador hoje em dia, as pessoas mais velhas estão usando mais o PC, isso foi demonstrado numa pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Onde o uso da internet por pessoas acima de 60 anos cresceu de 8% a 19% de 2012 a 2016. Então é notado como o crescimento foi grande.

Muitas empresas do mercado estão buscando pessoas que são boas em digitação, então veremos como aprender. Seja por um curso de informática ou por conta própria, aqui estão dicas incríveis!

Como aprender digitação?

Adquira uma boa postura

Um dos detalhes muito importante é ter uma boa postura para que os resultados sejam melhores e a longo prazo, porque se a postura não for boa, logo ficará cansado e com várias partes do corpo fatigadas.

Se isso não ocorrer, provavelmente poderá ter problemas com relação ao acesso das teclas, principalmente as que são mais longas.

Por esses e outro motivos as dores nas costas, pernas, e outras são bem comuns, isso certamente influenciará para um resultado ruim. Porque dependendo do tempo de digitação a tensão vem e consequentemente a desmotivação para continuar.

Diante dessa situação algumas regras básicas devem ser seguidas para que tudo ocorra da melhor maneira possível. veremos a seguir algumas delas.

Se for possível busque um lugar agradável e com boa iluminação e ventilação, use uma boa mesa onde possa apoiar bem os braços no melhor ângulo possível, então não digite sentado na cama com o PC no colo.

É importante que o pulso esteja no mesmo nível que os teclados e que a distância entre você e o computador não seja tão grande, para que assim não precise esticar o braço para acessar certos tipos de teclas.

É importante que sua cadeira esteja numa posição onde permita que tudo fique bem posicionado, tendo a cabeça numa posição onde ela não precise olhar para o teclado enquanto digita.

Não incline o ombro, mas deixe ele relaxado sem movimentos desnecessários.

O padrão QWERTY é importante porque facilita muito o aprendizado de digitação, ainda mais que você deverá aprender a fazer isso sem olhar no teclado. 

Posicione bem os dedos para memorizar as teclas do teclado

Quando se pressiona bem os dedos você percebe melhor onde estão as teclas, porque o seu cérebro vai processar tudo isso, e assim quando bater em uma errada, rapidamente você vai corrigir.

As letras do teclado são colocadas de modo que não venha haver erros de digitação, então os espaços foram todos calculados para evitar esse tipo de problema. Por isso o que deve acontecer é se acostumar.

Sendo assim, você irá adquirir verdadeira destreza ao manusear os teclado, evita o embaraço, mas isso acontece se não ficar mexendo as mãos ao digitar, porque são os dedos que devem se deslocar  para acessar cada tecla.

Quando se segue adequadamente esse princípio de não mexer as mãos e sim os dedos, ela fica mais relaxada, evitando mais tensões.

Os dedos farão as curvas necessárias para acessar cada tecla, por isso você não deve passar as mão por todo o teclado a não ser que seja necessário ao buscar uma tecla distante.

Para começar o processo de digitação as mãos devem estar repousadas numa posição de descanso que fica no meio do teclado com relação às teclas do meio.

Então temos na esquerda  A, S, D, F e na direita nas letras Ç, L, K e J. Você perceberá que na letra F e J tem uma risquinha horizontal bem abaixo no canto, elas servem para identificar a posição que sua mão tem que ficar diante do teclado.

Isso evitará que fique olhando para o teclado, porque ao seus dedos estarem bem posicionados no meio dele, fazendo assim que o acesso a outras letras seja mais fácil, assim serão automaticamente encontrados.

Aprenda a digitar rapidamente sem olhar para o teclado

Essa dica é muito importante porque ela revela como está o seu relacionamento de conhecimento do teclado. Tudo começa quando você posiciona as mãos adequadamente no centro.

Seu cérebro vai processar tudo naturalmente fazendo com que você memorize as fórmulas, letras e números de tal forma que nem precisará olhar para a tela, inclusive até corrigir erros.

Para que a digitação se torne cada dia mais rápida é necessário que haja muita prática para que não venha haver esquecimento. Então o que você vai fazer é usar as teclas de referência F e J, desta maneira poderá se acostumar.

Com essa referência, em pouco tempo poderá escrever sem sequer olhar para a tela e até observando outras coisas. Porque o cérebro se acostumou com a posição de não mexer as mãos e o resultado de achar as teclas se torna automático.

Aplicativos para aprender como digitar rápido

Além dessas dicas de digitação, existem aplicativos que ajudam a desenvolver melhor a digitação, fazendo com que seja muito mais rápido a cada dia.

Veja agora uma pequena lista de aplicativos que ajudam a aprender a digitar mais rápido.

TypeFaster. Esse aqui foi desenvolvido para o Windows, ele permite assimilar grupos curtos de letras e ajuda a assimilar rápido.

MaxType Lite Addictive. Esse possui o grande atrativo das técnicas de digitação rápida. O interessante desse programa é que ele tem o modo de treino e o de desafiar a própria máquina.

Typing Lessons. Esse aqui tem um sistema de pontuação interessante e também permite que personalize as 26 lições do programa. Ele pode ser usado em qualquer sistema operacional, porque é uma extensão do Firefox.

Últimas considerações

Diante do que foi apresentado é notado que a digitação é de grande importância em nosso meio, porque várias empresas exigem, então você precisa aprender porque a necessidade faz com que o mercado busque alguém capacitado.

Aprender digitação faz parte do sistema de tecnologia do momento, sendo que isso torna você a cada época entrosado com as novas tecnologias.

O bom é fazer um curso de digitação online, porque ele ensinará todas essas técnicas aqui abordadas de um jeito muito mais prático, que tal dar esse passo?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×