Como liderar pessoas manipuladoras e controladoras? – Confira dicas!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Como liderar pessoas manipuladoras e controladoras? Quais são as regras que precisamos impor para pessoas com esse tipo de perfil comportamental? Tem como antecipar o perfil de comportamento de um colaborador antes mesmo de contratá-lo? Como conseguimos compreender a ajuda que esse tipo de pessoa pode trazer ao nosso grupo empresarial? Como funciona a adaptabilidade de um novo recurso com essas duas características?

Liderar pessoas nunca é uma tarefa fácil, pelo contrário, é algo bem complicado. Porém, é algo necessário a ser feito, você gostando disso ou não. No caso de um dono de empresa, a melhor escolha é contratar um líder de Recursos Humanos que seja experiente o bastante para cuidar de todo o grupo empresarial e ainda gerir um plano em longo prazo.

Medidas como essa podem melhorar e muito os resultados de sua empresa. Como? Bem, um líder que seja bom no que faz irá não somente organizar o time da empresa, como também seus resultados. Metas e objetivos serão estipulados com base no poder de produção de serviço, que com certeza serão melhores do que a sua empresa bate hoje.

Ainda sim, esse líder terá que lidar com as mais variadas pessoas possíveis em suas mãos: pessoas otimistas, pessimistas, que possuem qualidades para trabalhar em equipe ou então que nunca dão certo em grupo. Ainda entre essas pessoas, existem aquelas que manipulam seus colegas de trabalho.

No conteúdo de hoje, falaremos justamente sobre esse último perfil de funcionário: manipuladores e controladores. Portanto, caso seja um líder de Recursos Humanos e quer saber como liderar pessoas controladoras e manipuladoras, acompanhe-nos até o final deste conteúdo e saiba mais detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

Em primeiro lugar: ninguém é igual

A primeira coisa que você precisa saber sendo líder, é que ninguém dos seus liderados é igual. O que queremos dizer com isso? Que jamais a abordagem que você possui com um funcionário, irá ser de bom grado com todos os outros. É claro que com alguns sim, porém não com todos.

Apesar de encontrarmos personalidades semelhantes dentro da mesma empresa – tanto é verdade que se criam pequenas panelinhas de amizades que bem conhecemos – de um modo geral possuímos personalidades que diferem bastante entre si, e é aí que entra a habilidade do líder em visualizar isso e saber lidar com essa situação.

Portanto, o mais indicado para saber como liderar com pessoas controladoras e manipuladoras, a você dono da empresa, é contratar um líder especializado em liderança situacional, ou seja, que saiba se portar de maneira diferente a cada situação, com cada funcionário diferente, sendo mais rígido com alguns e motivador com outros.

A você que é líder, portanto, recomendamos que estude bastante a questão das emoções de seus liderados e maneiras para conseguir contorná-las ao melhor possível para os resultados da empresa.

Dessa maneira, você não somente conseguirá motivar aquele que é mais desanimado, como também conseguirá impor regras para os manipuladores e controladores, além de, com certeza, motivar os mais introvertidos ao trabalho em grupo coordenado. Continue lendo conosco!

Como saber a personalidade antes de contratar?

Pessoas manipuladoras e controladoras podem ser uma verdadeira pedra no sapato de qualquer líder. Como veremos a seguir, algumas vezes elas são necessárias para equilibrar o headcount variado de sua empresa, mas sempre em minoria, para não causar maiores problemas para a corporação.

E tem como saber a personalidade da pessoa antes de contratá-la? É possível descobrir se o entrevistado possui tendências manipuladoras e controladoras? Em suma, sim, através de diversos testes comportamentais que são disponíveis de forma gratuita na internet, sem ter que pagar nada para usá-los em sua entrevista.

Águia, Logo, Tubarão e Gato

Trata-se de um questionário de perguntas, algumas bem específicas e outras um pouco “toscas” do ponto de vista corporativo, mas muito útil para compreender mais sobre a personalidade de alguém. Ao final do teste, saberemos se a pessoa possui personalidade de “Tubarão” (geralmente pessoas manipuladoras e controladoras estão em maioria nesse animal), “Gato”, “Lobo” ou “Águia”.

Cada um desses animais confere um tipo diferente de personalidade: algumas mais cooperativas, outras mais individuais, algumas mais suscetíveis a ordens e outras mais mandonas. Todos terão alguma porcentagem de cada um dos quatro animais, mas sempre um ou dois deles irão se sobressair, mostrando mais sobre a personalidade do entrevistado.

Como liderar pessoas manipuladoras e controladoras?

Afinal, como liderar pessoas manipuladoras e controladoras? Chegamos então ao tópico final e principal de nosso conteúdo, onde auxiliamos você, líder, a conseguir lidar com pessoas que possuam características como essas em seu cotidiano. Em suma, não há o que fazer a não ser impor regras.

O mais recomendado é sentar, conversar com a pessoa, mostrar os motivos da conversa, talvez explanar reclamações de outros colegas – mas sem citar nomes – e mostrar que quem dá as cartas na empresa é você, o líder de RH. Até a próxima!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta