Comer saudável pode ser difícil. Mas com um pouco de ajuda, não é impossível. A melhor maneira de começar é fazendo uma lista dos alimentos que você ama e quais alimentos você deve evitar. Isso ajudará você a se manter no caminho certo e facilitará a motivação para uma alimentação saudável.
Também pode ser útil ter um plano alimentar para a semana ou o dia, para que você saiba quais refeições saudáveis serão preparadas e quando elas acontecerão, para que você possa se preparar com antecedência. Isso também dará ao seu corpo tempo para se ajustar antes de se entregar a muitos alimentos não saudáveis.
Alimentos restritos são um tipo de dieta que limita o número de alimentos que são consumidos. Existem muitas razões para seguir esse tipo de dieta e isso pode ser feito por vários períodos de tempo.
Os tipos mais comuns de dietas restritas têm a ver com alergias, perda de peso, saúde e crenças religiosas.
Para pessoas que estão em restrição alimentar por algum motivo ir em certas comemorações, seja ela de fim de ano, aniversários ou eventos corporativos, ver aquela mesa repleta de guloseimas e coisas gostosas é um desafio e tanto.
Porém, existem formas de evitar certos furos na dieta e acabar comendo mais do que devia. Acompanhe e veja algumas dicas.
Imagine chegar em uma festa da sua amiga e se deparar com um bolo feminino decorado e não pode comer. Chato né, porém, existem algumas formas de controlar o consumo de calorias a mais do que está no seu plano alimentar. Acompanhe e saiba esses truques.
Comer antes de casa
Uma ótima maneira de se controlar e não extrapolar sua dieta é comer antes de ir nesses eventos tentadores. Ou seja, você faz sua refeição antes de sair de casa, assim, você estará saciado e não tende a não comer tanta coisa nesse local.
Esta forma é eficaz se feita da maneira correta. Coma sua refeição completa, se no local você ainda sentir fome, procure opções que se encaixem com seu plano alimentar. Ou seja, procure alimentos que estejam dentro da sua dieta. Queijos, legumes, frutas são ótimas pedidas. Normalmente eles possuem poucas calorias e estão presentes no seu plano alimentar.
Beba bastante água
Beber água é essencial para o nosso organismo. Ajuda-nos a manter-nos hidratados e tem muitos outros benefícios. Aqui estão algumas dicas sobre como beber mais água para viver uma vida mais saudável.
1) Beba um copo de água ao acordar pela manhã
2) Beba um copo de água antes da refeição
3) Mantenha uma ou duas garrafas de água com você e beba ao longo do dia.
Usar a estratégia de beber bastante água nesses eventos costumam funcionar, por conta da água tomar conta do seu estômago, faz com que ele fique com a sensação de saciado e a água tira a suposta fome que você acha que está.
Alimento Coringa
A indústria de alimentos saudáveis está crescendo a uma taxa de cerca de 10% ao ano.
Há muitos benefícios em comer alimentos saudáveis. Um dos principais benefícios é que ajuda a manter um peso saudável. Outro benefício é que pode reduzir o risco de desenvolver muitas doenças e enfermidades crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
Ter alguns destes alimentos dentro da bolsa ou da mochila pode ser a salvação da sua dieta em certos eventos. Barras de proteínas, snacks saudáveis e frutas desidratadas podem salvar seu dia e fazer você ficar dentro do plano alimentar sem furar a dieta.
Permita-se
Nossa última dica, mas não menos importante, é se permitir. Mas o que é isso? Se você está em um evento comemorativo. Seja ele aniversário, comemoração de trabalho ou mesmo a passeio. Aproveite o momento, coma uma ou duas coisas que você mais queira. Porém, só tome cuidado para não jogar tudo para o alto e se arrepender depois.
Escolha um ou outro alimento que você mais gosta e coma uma porção. Alguns alimentos que mais gostamos podem conter menos calorias do que imaginamos. Como dizem por aí. Equilíbrio é tudo.