Enel Distribuição Goiás realiza grande mutirão de manutenções e leva Caravana de Serviços a Chapadão do Céu

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Enel Distribuição Goiás realiza grande mutirão de manutenções e leva Caravana de Serviços a Chapadão do Céu

  • Mutirão está entre as ações previstas pela companhia para reduzir a incidência de quedas de energia no período chuvoso.
  • Caravana #EnelPorVocê oferece troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, cadastro no Tarifa Social e atendimento móvel.

Goiânia, 25 de outubro de 2021 – A Enel Distribuição Goiás realiza desde sábado (23) até amanhã (26) um grande mutirão de manutenções na rede elétrica de Chapadão do Céu. O mutirão inclui podas de árvores em contato com a rede elétrica na cidade, limpeza de faixa de servidão na zona rural, manutenção em estruturas deterioradas, troca de postes danificados e instalação de equipamentos telecontrolados. A ação faz parte de um plano que visa reduzir a incidência de quedas de energia no município no período chuvoso. Na terça-feira, a companhia leva, também, a Caravana #EnelPorVocê ao município. Durante toda a tarde, os clientes de Chapadão do Céu poderão trocar lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Nesta oportunidade, também serão trocadas 60 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura Municipal.

O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas, destaca que 15 equipes, com cerca de 50 colaboradores, atuarão no mutirão e a previsão é realizar 60 podas de árvores, correções de 20 anomalias na rede, que incluem cruzetas, isoladores e cabos deteriorados, troca de 8 postes, limpeza de 1.200 metros de faixa de servidão, além da instalação de 2 religadores automáticos de redes de média tensão. “O objetivo é evitar interrupções no fornecimento de energia pelo toque da vegetação na rede ou por falhas em estruturas onde já identificamos a necessidade de uma manutenção, especialmente no início do período chuvoso, em que há muita incidência de vendavais. Também estamos trazendo mais tecnologia para a rede de Chapadão, com a instalação dos novos equipamentos telecomandados, dando mais confiabilidade ao serviço no município, ressalta.

Nesta oportunidade, a comitiva da companhia, liderada pelo diretor de Infraestrutura e Redes, se reunirá com o Prefeito de Chapadão do Céu e outras autoridades municipais para a apresentação de uma Nota Técnica sobre as ações e os investimentos já realizados no município, além de anunciar as novas ações previstas para os próximos anos. Toda a diretoria da Enel também estará à disposição das autoridades para o esclarecimento de dúvidas e o recebimento de novas demandas do município.

Ainda na terça (23), a Caravana #EnelPorVocê terá início a partir das 14h, na Praça de Eventos, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica. Ainda no local, serão trocadas as 60 geladeiras doadas pela companhia para clientes necessitados, selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Investimentos

A Enel Goiás já investiu R$ 6,8 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Chapadão do Céu. 

José Luis Salas explica que para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas na região. De acordo com ele, somente entre janeiro e setembro de 2021, a companhia já realizou 387 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 973 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou cerca de 174 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 1.700 quilômetros de redes com equipamentos termográficos, que identificam pontos quentes na rede, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias.

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Chapadão do Céu, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Até o momento, Chapadão do Céu já conta com 6 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas do município.

Para os próximos dois anos, José Luis Salas destaca a construção de 60 quilômetros de novas redes de distribuição de média tensão, interligando a Subestação Serra Azul, em Jataí, à Subestação Chapadão do Céu. “Esta obra nos dará novas opções de manobras na rede em caso de uma falha no fornecimento de energia, pois poderemos suprir o município por uma outra fonte. Para isso, nossa previsão é investir cerca de R$ 3,4 milhões, entregando uma rede robusta, com materiais de qualidade e tecnologia de ponta. Com isso, poderemos diminuir o número de clientes desabastecidos no caso de uma queimada sob a linha, por exemplo”, completa.

Por fim, o diretor acrescenta que os novos circuitos garantirão, ainda, maior confiabilidade e estabilidade aos níveis de tensão do município, além de aumentar a oferta de energia na região. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o serviço fornecido aos nossos clientes e contribuir para o desenvolvimento do Estado, ampliando e modernizando o sistema elétrico para acompanhar o desenvolvimento dos municípios”, finaliza.

Serviço

Caravana #EnelPorVocê Chapadão do Céu

Quando: Terça-feira (26).

Horário: 14h às 17h.

Local: Praça de Eventos de Chapadão do Céu, em frente a Saneacéu.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta