Karlos Cabral e demais deputados homenageiam os 66 anos de Aragarças

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Proposta do deputado Karlos Cabral,
ALEGO realizou Sessão Itinerante
na cidade de Aragarças em
homenagem aos 66 anos do município

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa segunda-feira, 30 de setembro, sessão extraordinária itinerante em Aragarças, em homenagem aos 66 anos daquele município, data que é celebrada no dia 2 de outubro. A solenidade teve lugar na Câmara Municipal da cidade, reconhecida como a capital goiana do Araguaia, situada a 420 km da capital.

Na cerimônia, pessoas ilustres da cidade receberam reconhecimento pela dedicação ao município, e foram agraciadas com Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e Certificado de Honra ao Mérito. A iniciativa foi do deputado Karlos Cabral (PDT) e do presidente do poder Legislativo estadual, deputado Lissauer Vieira (PSB).

O momento solene também contou com a presença da deputada Lêda Borges (PSDB), do presidente da Câmara Municipal de Aragarças, vereador Eduardo Peres Pacheco (Rede); prefeito José Elias Fernandes (Pros); primeira-dama Mara Neri Negreiros Rego Elias, vice-prefeito Aurélio Martins Leão (MDB); subcomandante do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada do município, tenente-coronel Roberto Sousa; ex-deputado Frederico Nascimento, representando o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Wilder Morais, na composição da mesa.

Também estiveram presentes lideranças locais e regionais, especialmente do Noroeste goiano, e de populares que lotaram a Câmara de Vereadores.

Ao fazer uso da palavra na tribuna, Cabral, que tem atuado como representante de Aragarças junto ao Legislativo estadual, ressaltou que a sessão se tratava de uma reunião histórica para o município. “Aragarças é muito importante para nós. Não temos dúvida de que é uma cidade com uma das praias mais belas do Araguaia”, afirmou. O parlamentar prosseguiu após enunciar os encantos do município, que na opinião do parlamentar não são apenas os naturais, mas também os formados pela população que ali vive. “É a primeira vez que a cidade acolhe uma sessão da Assembleia Legislativa”, complementou.

“Com muito trabalho, tenho me dedicado a trazer benefícios a esta cidade, inclusive com emenda parlamentar para instalação de videomonitoramento”, enumerou o petebista. “As câmaras vieram para auxiliar no trabalho de segurança dessa cidade”, afirmou.

O deputado também explicou que contribuiu com o Conselho de Municipal de Políticas contra as Drogas de Aragarças (Compod), com a aquisição de um veículo com recursos próprios, a fim de apoiar as ações no combate à criminalidade. Além disso, o parlamentar enumerou o trabalho que tem realizado a favor da educação e da saúde, dentre outros benefícios que atendem às necessidades da população local.

Karlos reiterou que tem sido presente no município: “Desafio outros deputados a afirmarem que estiveram tão presentes quanto eu, por trabalhar pela comunidade e estar aqui fisicamente”, pontuou.

A deputada Lêda Borges, também representante de Aragarças, ressaltou o prazer de participar da homenagem ao município, agradecida pela recepção que teve. A parlamentar apontou as virtudes da população trabalhadora do município, além da pujança de Aragarças, “principalmente pela sua importância na área do turismo, além de ser estratégica não só para Goiás, mas ao Brasil”. Ao final, pontuou o trabalho realizado dentro do Legislativo, que é feito de forma unida, por parte dos parlamentares, a favor da população.

O prefeito José Elias salientou a emoção ao assistir a sessão solene no município. “Estou extremamente agradecido com a presença da Assembleia Legislativa aqui.” Ele apontou as virtudes e dificuldades de Aragarças. “Não contamos com agricultura e pecuária para atender às nossas necessidades”, afirmou. Mesmo assim, disse o que é feito nas áreas esportiva e cultural e lembrou que recebeu, recentemente, recursos para a obra do anel viário.

Elias relembrou ainda a história do município, no período da Marcha para o Oeste, durante o governo Vargas, além de ressaltar a importância das emendas parlamentares para a sobrevivência de Aragarças.

O momento solene também contou também com apresentação musical do cantor e compositor Eudes Roberto Chaves, com interpretação da música “Terra Prometida”, de sua composição, que retrata a região, com suas belezas naturais, com pássaros, sem deixar de mencionar o rio Araguaia, e os bichos do mato, além da luta indígena.

Reconhecimento

Na tribuna, ao fazer uso da palavra, o presidente do Legislativo salientou a honra de estar em Aragarças. Lissauer parabenizou o prefeito pela administração, apesar das dificuldades. Além disso, reconheceu o momento pelo qual passa o país, que sacrifica principalmente as prefeituras, pela falta de dinheiro. “Mais de 70% dos impostos vão para o Governo Federal. Com isso, os prefeitos precisam buscar recursos junto aos deputados federais, mas também precisam do apoio dos deputados estaduais, por meio das emendas parlamentares”, informou.

O presidente da Alego apontou ainda o trabalho que é realizado pelos deputados, ao visitarem os municípios e dentro da Casa, quando os representa a fim de obter recursos. “Vamos continuar o trabalho para trazer benefícios para a comunidade”, ressaltou Lissauer. Ao finalizar parabenizou o município pelo trabalho e pelas conquistas.

Ao final da solenidade, o presidente do Compod, Fabrício Tadeu Burjack, presidente do PDT local, e também agraciado pelo Certificado de Honra ao Mérito Legislativo pelos serviços prestados, falou em nome dos homenageados. Ao abrir seu discurso, contou uma fábula sobre sobrevivência e resistência. Relembrou sua história de vida ao citar que os primeiros contatos com as drogas foram ainda na infância, o que prosseguiu até a idade adulta. Mas ressaltou ter conseguido superar o problema. “Hoje são cinco anos sem drogas e três anos, recuperando vidas”, disse.

Burjack também citou a história de Aragarças, desde sua fundação, e apontou que essa se funde com sua história pessoal sob aspectos, principalmente, no que se refere à busca por melhorias para o município.

Reconhecimento

Pessoas que participaram e participam do desenvolvimento de Aragarças foram reconhecidos pela Alego. Pioneiro da cidade, Martins Basílio de Sousa, e a instrutora do projeto Abadá Capoeira, Elisângela Barbosa (Sinhá), foram destacados dentre os escolhidos para receber a comenda mais importante do Poder Legislativo estadual, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Outras 12 pessoas receberam o Certificado de Honra ao Mérito.

Martins foi garimpeiro e hoje, aos 103 anos, afirma que o reconhecimento é motivo de felicidade. O pioneiro, que se instalou no município na década de 60, formou e criou a família na região, afirma ter muito amor por Aragarças.

A homenagem à capoeirista Sinhá levou vários de seus alunos à Câmara Municipal. A honraria representa o reconhecimento do seu trabalho pela juventude local. Filha do município e fruto do projeto Abadá, Elisângela ressaltou a importância da iniciativa como instrumento responsável por contribuir para transformar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Agraciados com o Certificado

Major Antônio Peres – comandante da 4ª CIPM; Cláudio Santana – 1º Tenente da Polícia Militar; Cleudes Bernardes Costa –  empresário e ex-prefeito de Bom Jardim de Goiás; Fabrício Burjack – presidente do PDT de Aragarças e presidente do Compod; Guilherme Bispo da Silva – presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Vale do Araguaia; Heriberto Robertino da Silva Júnior – servidor público municipal; Irene Aparecida Batista – empresária; João Batista Pereira – coordenador de agricultura e meio ambiente; Maria Providência – enfermeira; Rômulo Augusto de Assis – 1º Tenente da Polícia Militar; Rosália dos Santos Medrado – empresária; Sílvio Dias Rodrigues – pastor da Assembleia de Deus/Ministério Madureira.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Denizar de Sá - CEO Denizar A Tribuna
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×