Presidente Lissauer Vieira destaca
trajetória de Iris Rezende e
legitima sua contribuição para o progresso de Goiás
Durante visita institucional ao chefe do Executivo municipal,
o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)
reforçou sua relação harmônica mantida com o prefeito de
Goiânia e ressaltou os principais feitos de sua história política
“Seu trabalho ficará como legado para a história política do nosso estado e de todo o País”. Essas foram as palavras direcionadas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), durante visita institucional realizada ao líder do Executivo municipal na manhã desta quinta-feira, 08. Ressaltando a valorosa contribuição de Iris para o progresso da Capital e de todo o estado, o chefe do Legislativo goiano destacou a relevante atuação do emedebista ao longo de sua trajetória, especialmente, em seu atual e último mandato. Em agosto, Rezende anunciou a sua saída definitiva da vida pública, contrariando o desejo de apoiadores e líderes partidários que esperavam a sua participação no pleito eleitoral deste ano.
Evidenciando a lucidez e a plena capacidade administrativa de Iris Rezende, o presidente da Alego discutiu, durante o encontro, uma série de temas relacionados às demandas da capital e reforçou a relação harmônica e republicana mantida com o prefeito de Goiânia durante a sua gestão à frente do Parlamento goiano. “Aos 86 anos, Iris continua plenamente lúcido e com todo potencial necessário para continuar atuando na política. Mas entendemos a sua decisão e reconhecemos o seu grande trabalho que ficará como legado para a história política do nosso estado e de todo o País. Desde quando assumi a presidência da Assembleia Legislativa venho mantendo uma relação de proximidade e de muito diálogo com o nosso prefeito visando levar, acima de tudo, resultados positivos para a população goianiense”, salientou Lissauer.
O parlamentar pontuou ainda momentos importantes da vida pública de Iris que, segundo ele, o torna um dos políticos mais “influentes e tradicionais” do estado de Goiás. “Estamos falando de uma longa trajetória de muito trabalho prestado em favor da população goiana, afinal são 62 anos de caminhada política. Além de estar em seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Goiânia, Iris Rezende já foi vereador na década de 50, depois prefeito de capital, tendo seu mandado cassado na época pela ditadura, também foi deputado estadual, governador por dois mandatos, senador e ministro da Agricultura e da Justiça. Sem dúvidas, merece a nossa gratidão e reconhecimento”, declarou o presidente da Alego.
Outra característica singular de Iris Rezende destacada por Lissauer são os famosos mutirões da prefeitura. A iniciativa, idealizada por ele em seu primeiro mandato como prefeito de Goiânia, em 1965, se tornou referência mundial e foi classificada como o maior programa de construção coletiva de residências já registrada em todo o mundo. “Quando se fala em mutirão automaticamente lembramos de Iris Rezende, o pioneiro e autor desse importante e inovador modelo de trabalho solidário. Através desse programa, milhares de famílias foram beneficiadas em todo nosso estado. Com certeza, um dos maiores e melhores programas sociais já implementados em nossa Capital”, evidenciou.
Trajetória
Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, interior de Goiás. Filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos. Após militar no movimento estudantil, presidindo os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas, elegeu-se vereador na Capital, em 1958, com a maior votação proporcional da história.
Em 1962, Iris Rezende foi eleito deputado estadual por Goiás – novamente o mais votado da história, até então. Também ocupou a presidência do Legislativo no período em que o governador Mauro Borges foi cassado pela ditatura militar, em 1964. Em 1965, aos 31 anos, derrotou Juca Ludovico, ex-governador do Estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Prefeito da Capital, Iris implantou o regime de mutirões – construção de obras com a participação popular – asfaltou os principais bairros de Goiânia, desapropriou lotes, duplicou a Avenida Anhanguera, construiu a Vila Redenção, a Vila União, a Vila Alvorada, a Vila Canãa, o Parque Mutirama, entre outras obras.
Já no final de seu mandato, em outubro de 1969, quando era cotado para disputar o governo do Estado, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, Iris passou a advogar. Fez centenas de juris na Capital e no interior do Estado e aprimorou uma de suas virtudes: a oratória. Até ser cassado e perder seus direitos políticos, Iris militava no Partido Social Democrata (PSD). Após o fim do pluripartidarismo, com a criação da Arena e do MDB, Iris foi um dos fundadores do MDB em Goiás, partido que abrigava os oposicionistas ao golpe de 1964. Depois, ajudou a criar o PMDB, onde permanece até hoje.
Em 1982, com a volta das eleições para governador, Iris venceu a disputa interna no PMDB (contra Henrique Santillo e Mauro Borges) e foi escolhido o candidato de oposição ao governo de Goiás. Na disputa, venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira com 2/3 dos votos válidos. No governo, Iris construiu a Vila Mutirão, erguendo mil casas em um único dia. Implantou um grande programa de eletrificação rural no Estado, além de construir 4 mil quilômetros de rodovias – como a GO-020, de Bela Vista a Pires do Rio, e até Catalão; e a GO-118, interligando as principais cidades do nordeste goiano.
Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990). No Ministério, Iris Rezende comandou as chamadas super safras, quando, mesmo em meio a uma grave crise econômica, o país quebrou o recorde de produção de grãos por dois anos consecutivos. Um ano depois, em 1990, Iris disputou pela segunda vez o governo de Goiás e venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República.
Em 2004, Iris candidatou-se a prefeito de Goiânia, vencendo a disputa com o então prefeito Pedro Wilson (PT). Com uma administração com elevada aprovação, Iris foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da Capital. Em sua gestão, Goiânia foi eleita a Capital com melhor qualidade de vida do Brasil. Como prefeito de Goiânia, Iris prometeu e asfaltou todos os bairros da cidade, construiu o maior número de moradias (chegando a 30 mil lotes e casas doadas), construiu 21 parques e cerca de 400 praças, construiu as primeiras 20 escolas de tempo integral e 52 Centros Municipais de Educação Infantil. Como resultado de tantas obras, Iris Rezende assumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.