Marina em Caraguatatuba sustentável, ela existe?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Em Caraguatatuba, município do Litoral Norte de São Paulo, existem diversas marinas. A maioria dessas marinas estão às margens do Rio Juqueriquerê, um dos mais importantes do Brasil. Um dos diferenciais da cidade é a quantidade de marinas instaladas à margem do rio. São mais de 10 marinas em Caraguatatuba instaladas somente ao longo do rio que corta a cidade e desemboca no mar.

Em vista disso, é interessante observar se todos os donos de marinas preservam o rio da região com suas atividades. Veja nesse artigo mais sobre esse assunto e como as atividades de uma marina responsável podem preservar o meio ambiente e fomentar a economia local.

Marina em Caraguatatuba e órgão de defesa do meio ambiente

Uma marina é o mesmo que uma garagem de barco. Lá é possível manter uma embarcação aos cuidados de profissionais experientes no assunto. Tanto a segurança, quanto a manutenção e limpeza de uma embarcação são serviços oferecidos por uma marina em Caraguatatuba.

No entanto, basta saber se todos esses serviços não desrespeitam as orientações das entidades competentes de proteção do meio ambiente. É importante, antes de você usufruir dos serviços de uma marina, saber ao certo se ela respeita a legislação e toda a orientação sobre a preservação da natureza.

Para saber mais sobre isso, é importante estar atento ao Diário Oficial do município de Caraguá e observar a infraestrutura e outros aspectos dos serviços oferecidos. A melhor forma de saber se sua embarcação está em uma marina que respeita o meio ambiente é questionando o dono da marina quanto a isso.

Toda marina de Caraguatatuba é regida pela mesma regra de preservação ambiental. Ou seja, o que vale para uma, vale para todas. A Marina Caraguatatuba – SP que desrespeitar o conjunto de regras e leis de proteção ambiental será enquadrada pela Secretaria do Meio Ambiente. Há casos de marina que tiveram suas atividades embargadas pelo órgão por não cumprir com as determinações.

Marina Caraguatatuba – SP que respeita o meio ambiente

Um ótimo exemplo de marina em Caraguatatuba SP que respeita o meio ambiente e se mantém firme nesse compromisso é a Marina Imperial Caraguatatuba. Especializada no atendimento de proprietários de lanchas e de turistas que visitam Caraguá, a Marina Imperial está alinhada com as diretrizes da Secretaria do Meio Ambiente e com as determinações da prefeitura do município.

As atividades da Marina Imperial contam com garagem náutica, passeio de lancha e restaurante. Serviços de manutenção e limpeza de lancha também são oferecidos.

Essas leis devem ser seguidas com rigor, são cobradas pela prefeitura, governo do estado e legislações federais vigentes. O Rio Juqueriquerê é um dos rios mais ricos em biodiversidade do Brasil. Sua flora e fauna são riquíssimas. Um dos principais fatores de preservação neste ínterim é não despejar produtos químicos, dejetos ou outras impurezas no rio.

Portanto, prefira marinas certificadas, que respeitam as regras do meio ambiente, de atividade sustentável e não poluem a natureza. Escolha a marina em Caraguatatuba que segue esses princípios, como a Marina Imperial segue, e saiba que você também está fazendo a sua parte.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×