É um dos meios de transporte mais utilizados e, no entanto, o que mais dúvidas suscita entre os amantes de cães.
Perguntar se você pode viajar de avião com um cachorro é uma pergunta recorrente e, na verdade, é perfeitamente lógica.
Embora tenhamos clareza sobre o que devemos cumprir em relação ao transporte de animais de estimação em outros meios, como o trem ou o ônibus, no caso das companhias aéreas continuamos a ignorar muitos aspectos importantes.
E é normal por uma razão convincente: não existe um padrão unificado.
O que você precisa saber para viajar de avião com um cão
Levando em conta alguns detalhes importantes, viajar com um cachorro não costuma ser tão complicado quanto viajar com gatos.
Partimos do princípio de que, em geral, os cães têm um caráter diferente e são tolerantes a mudanças.
Mas não podemos generalizar: assim como as pessoas, cada cachorro tem sua personalidade. Um que devemos conhecer como donos responsáveis e que nos obriga a fazer uma reflexão fundamental antes de pensar em voar com cães.
Ao contrário de outros meios de transporte, viajar com um cão de avião tem certos requisitos que são, por si só, fonte de nervosismo para o nosso animal.
Por esta razão, e se considerarmos que a viagem vai ser uma fonte de stress para o nosso amigo peludo ou mesmo que pode ser um problema para a sua saúde, não há dúvida: seria melhor que não viesse com nós.
- Conheça a fundo as condições de cada companhia aérea, o ponto de partida para viajar de avião com cachorro
Como dissemos no início, não existe um padrão. Cada companhia aérea administra seus próprios regulamentos em tudo relacionado à viagem.
Desde se um animal pode ou não viajar em seus aviões até se deve pagar uma passagem para animais de estimação, passando por outros detalhes como solicitar a documentação sanitária do animal ou até mesmo recusar viajar se tiver uma certa idade para cada um deles.
- Verifique os regulamentos de animais do destino que você vai
Outra das razões fundamentais pelas quais viajar de avião com cães deve ser feito com uma margem de tempo se considerarmos um destino internacional.
Para conhecer as exigências do país para o qual viajamos, é fundamental entrar em contato com o consulado. Uma forma de evitar sustos, mas, sobretudo, desagrados.
O que exatamente queremos dizer com isso? Porque cada destino define suas próprias regras, e não cumpri-las pode ser sinônimo de não aproveitar plenamente os dias de viagem.
- Visite seu veterinário, outro aspecto para decidir se viaja de avião com um cachorro ou não
Fundamental! E não só porque temos que ter o cartão de saúde do nosso animal em dia, tirar o passaporte do animal ou, dependendo do destino, ter um atestado de saúde emitido menos de 10 dias antes da viagem.
Ainda mais importante do que essas questões práticas é garantir que nosso animal esteja saudável e fisicamente pronto para enfrentar tudo o que voar significa para eles.
Algo que só nosso veterinário pode nos dizer e que, novamente, nos fará avaliar se nos acompanha ou não.
- Prepare o seu animal para a viagem, fundamental para o seu bem-estar
Você avaliou todos os prós e contras, pesquisou o que a companhia aérea exige quando se trata de voar com cães e verificou sua saúde, mas, uma vez tomada a decisão, o trabalho não está feito.
Agora é hora de preparar seu cão para viajar. Algo que contemple aspectos tão importantes como se acostumar com o transportador com alguma antecedência ou até mesmo dar-lhe uma refeição leve no máximo duas horas antes do embarque.
Veja os melhores acessórios para cães.